segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A tática sobre a técnica





A tática está vencendo a batalha contra a técnica. E está bem claro pra mim ao ver o Corinthians campeão da libertadores, o fluminense na iminência de ser campeão brasileiro e o tático time do Barcelona(Começando a polemica...) e ver que estão cada vez mais escassos os craques que sozinhos decidem não só um jogo, mas um campeonato todo, assim como o Neymar faz hoje.

Explico melhor. O Corinthians é um time, tem um esquema de jogo bem proposto e executado, e independente de uma alteração aqui ou outra ali, continua jogando da mesma forma e com  grande  aproveitamento. Tite talvez seja o principal responsável por isso, por fazer um time dessa forma. Sim, o Paulinho pode ser um destaque individual ou talvez o Émerson Sheik, mas mesmo sem eles, o time joga da mesma foram, corre da mesma forma e consegue bons resultados. Prova disso é a atual posição na tabela, Fora isso, vem o bom trabalho da diretoria, que repõe bem as perdas de jogadores.

Quem aqui já assistiu um jogo do Fluminense?  É possível saber do começo ao fim aonde estarão os jogadores dentro de campo. Tática! Esquema de jogo bem armado utilizando os bons jogadores que tem. O Fred pode fazer a diferença, mas se o fluminense hoje é o líder com grande vantagem não é só por causa dele, ou do Deco ou do Wellington Nem, mas sim pelo conjunto que corre o jogo todo, arma bem suas linhas de defesa e não sofre qualquer gol.

O Barcelona tem Messi, mas nem precisa. É só ver o time jogar, a marcação pressão, posse de bola, bons passes o jogo todo. Individualmente os jogadores são muito bons, mas são melhores como time. Se o barça é o que é hoje, muito se deve aos treinadores que por lá passaram e montaram o time e o esquema de jogo. Tanto é, que o melhor do mundo Messi não conseguia jogar bem na seleção argentina até pouco tempo, pois era uma seleção que não jogava como time, e ficava dependendo de jogadas individuais de Messi, Di Maria e companhia. Hoje a argentina joga diferente, mais parecida com o Barcelona, Messi consegue jogar, se destacar em um time completo. A critica aqui não é ao Messi, mas sim ao Barcelona, que ganha tudo sem depender de jogadas de um jogador ou outro ,mas sim de todo o time fazendo exatamente o que foi treinado durante a semana.

Neymar faz a diferença sozinho no santos. É só olhar os números dos santos com Neymar e sem  Neymar. O time não consegue jogar sem ele, não tem criatividade, não tem variações, mantém suas linhas distantes, dando espaços aos adversários. Mas com Neymar em campo é diferente, ele faz a diferença.


Não é aqui um culto à Neymar, mas sim ao futebol moleque , pra frente, que nem se importa em sofrer muitos gols, mas sim em fazer mais do que leva. Gols não só de jogadas ensaiadas, treinadas durante a semana, mas de lampejos de genialidade de uns ou outros. Jogadores irresponsáveis(no bom sentido da palavra), que não tem medo de dar um drible, que desobedece o treinador que mandou ele ficar de apenas um lado do campo, mas vai pra todos os cantos.

E só pra terminar, o Messi é sim um jogador desse, assim como o Cristiano Ronaldo é, mas nos seus times, desempenham na maior parte do tempo, funções táticas, com posicionamentos e preocupações em manter o esquema do time, e por algumas vezes dentro do jogo, mostram que são realmente craques individuais.   
E antes que comecem a pensar mal, eu gosto muito de ver o barça e até o Corinthians jogar, mas eu prefiro ver jogadores talentosos brincando de jogar bola.






Não gostou? Fala comigo aqui ó @thiagobrankin

0 comentários:

Postar um comentário

Pop RetrÔ